sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Psoríase e o Profissional de Cabeleireiro


É comum ocorrerem diferentes estados. Caracteriza-se pele formação de lesões lineares em áreas de trauma cutânea, como arranhões. As lesões de psoríase são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido discreto (Comichão). As apresentações menos comuns são a psoríase ungueal, com lesões apenas nas unhas; A psoríase pustulosa, com formação de pustulas, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés; A artitrite psoriásica que, mais comum nos dedos das mãos, caracteriza-se por inflamação articular que pode causar até a destruição da articulação.

O QUE É?


A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. A sua causa é desconhecida. Alterações emocionais estão frequentemente relacionadas com o seu aparecimento ou a sua agravamento, provavelmente actuando como factores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase, são por factores genéticos. Não é uma doença contagiosa, pelo que não há necessidade de evitar o contacto físico com outras pessoas.

MANIFESTAÇÕES


Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está atingida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e escamação da pele, bem limitadas e de evolução crónica. As escamas geralmente são grossas e esbraquiçadas e as localizações mais frequentes são: cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco. Quando as placas regridem, costumam deixar a área da pele afectada com uma cor mais clara O diagnóstico da psoríase é geralmente clínico.

TRATAMENTO


O tratamento da psoríse vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicação apropriada, nos casos mais brandos, até tratamentos mais complexos para os casos mais graves. A resposta ao tratamento também varia de um paciente para o outro, e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o stress vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda, e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento. Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível atenuá-la através de tratamento adequado.

O PROFISSIONAL DE CABELEIREIRO, DEVIDAMENTE INFORMADO, PODE DAR UMA GRANDE AJUDA NO ALÍVIO DOS SINTOMAS E RETARDAMENTO DO APARECIMENTO DE NOVAS CRISES.

Pode utilizar a gama Extralife para o tratamento da psoríase, caspa e anti-queda do cabelo! Contacte-nos

Sem comentários: