sexta-feira, 2 de maio de 2008

Reações Alérgicas


Hoje em dia, infelizmente não há uma resposta simples para o facto de a pele ser sensível a um determinado produto e não a outros, pois são diversas as razões. Pode-se ser alérgico a quase tudo: alimentação, maquilhagem e até mesmo ao ar que se respira. Tudo isto pode ser causa de uma erupção cutânea. A quando de um sintoma alérgico, não se deitem as culpas a qualquer produto novo. Por vezes a pele pode tolerar perfeitamente um produto durante anos e, inesperadamente, tornar-se sensível a ele sem alguma explicação aparente.

O QUE É A ALERGIA?

Alergia significa, literalmente "reacção alterada". As alergias podem manifestar-se sob a forma de erupções cutâneas, pele seca e escamada, bolhas e vermelhão, e nos casos mais graves, autênticas ulcerações. As reacções alérgicas podem ser temporárias, ou sintomas de sensibilidade permanente ao que é a sua causa.
Se alguém com pele sensível se dá bem com determinado produto, não pense que esse será o seu caso, é importante entender que as reacções alérgicas são de natureza particular e individual. A pele tem a função de proteger os orgãos internos de danos potenciais, causados por múltiplos factores como os raios ultra-violeta do sol aos quais estamos expostos todos os dias, às mudanças meteorológicas e os excessos de vento, frio ou sol; Defendendo o corpo de qualquer tipo de ataque externo, stress e contaminação. Como é natural, se souber que é sensível ou alérgica a produto, não o deve usar. Se não souber qual é o factor que dá origem ao problema, há algumas precauções que se podem tomar cedo para evitar reacções graves que ajudarão a compreender o problema.

SENSIBILIDADE E PRECAUÇÕES


- Prefira os produtos cuja tolerância tenha sido confirmada por teste de alergia ou dermatológicos, ou que sejam anti-alérgicos (Está indicado na embalagem)


- Lave sempre bem as mãos, assim como os pincéis e as esponjas com um sabão neutro antes de utilizar qualquer creme. Assim, evitará que as bactérias entrem em contacto com a pele, ou com o produto e se reproduzam neste. É importante recordar que o que passa pelas mãos com frequência é que pode causar o problema, mais do que o que contém o produto.

- Utilize produtos que sejam o mais naturais e simples possível. Se possui uma pele sensível, que já deu reacções alérgica, empregue descongestionantes. Uma boa hidratação protegerá a pele dos agentes atmosféricos, e reduzirá a sua vulnerabilidade.

- Recorde que a pele é ácida e tem um PH natural de 5,5: assim se usar um sabão alcalino, privará a pele do seu factor de protecção natural. Já isso não significa que tenha de deixar de lavar a cara com sabão normal ou líquido, mas convém assegurar-se de que usa um produto não perfumado ou mais simples possível. No fim deve enxaguar a pele com água morna.

- Se deseja experimentar um novo produto e receia a reacção alérgica, faça um teste: aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do seu braço e deixe actuar durante 24 horas, e segundo a reacção da pele saberá se é sensível ou não a esse produto.


Sem comentários: